meu site precisa de um sitemap?

Por que meu site precisa de um Sitemap?

shopping sitemap

Imagine-se entrando em um shopping muito grande e desconhecido. Qual seria o melhor caminho para chegar a sua loja preferida?

 Perder-se lá dentro seria fácil, não? Agora, imagine se, ao entrar, você recebesse um mapa que indicasse todos os caminhos, opções, seções e lojas possíveis dentro deste shopping, não seria muito mais fácil?

 

Esta é a função do Sitemap ou, mapa do site: indicar os caminhos existentes dentro de um site.

Porque um sitemap é importante?

É no Sitemap que estarão as URLs de determinado site, possibilitando – podemos dizer que com mais rapidez – a indexação destas URLs nos mecanismos de busca, bem como a navegação do usuário no site – dependendo do formato de Sitemap utilizado.

Veremos ao decorrer do artigo como cada uma destas facilidades se aplicam na prática.

Quando utilizar um sitemap?

google logo

É sempre importante utilizá-lo para auxiliar na indexação dos mecanismos de busca e na navegação do usuário, mas existem alguns casos que são imprescindíveis e até recomendados pelo Google – então são bem importantes

Vamos à elas:

  • O site é muito grande. Como resultado, é mais provável que os rastreadores da Web do Google ignorem o rastreamento de algumas páginas novas ou atualizadas recentemente.

  • Seu site tem um grande arquivo de páginas de conteúdo que estão isoladas ou não estão bem vinculadas entre si. Se as páginas do site não fazem referência umas às outras naturalmente, é possível listá-las em um Sitemap para garantir que o Google não ignore algumas das páginas.

  • Seu site é novo e tem poucos links externos. O Googlebot e outros rastreadores percorrem a Web seguindo os links de uma página para outra. Como resultado, se nenhum site estiver vinculado a suas páginas, o Google pode não detectá-las.

  • Seu site usa conteúdo rich media, é exibido no Google Notícias ou usa anotações compatíveis com outros Sitemaps. O Google pode extrair informações adicionais dos sitemaps para a pesquisa quando necessário.

Por isso, resumindo, se você possui um site novo, com páginas pouco “linkadas” entre si ou com muitas seções, categorias e subcategorias, a criação de um Sitemap é fundamental para que tornar a navegação do usuário mais fluida, bem como tornar indexação das URLs nos mecanismos de busca mais rápida.

Quais tipos de Sitemaps existem?

Obviamente, rôbos pensam de maneira diferente do que os usuários, por isso existem dois tipos de Sitemaps com foco em cada um deles. É muito importante entender estas diferenças para aplicá-lo da melhor forma em seu site e extrair melhores resultados.

Diferenças entre Sitemap.html e Sitemap.xml

HTML

O Sitemap.html é importante tanto para o usuário quanto para o robô de busca, pois ele é uma parte/página real do site onde está descrita a estrutura completa com as URLs mais importantes. Assim, auxilia tanto na navegação do usuário – pois ele pode buscar tópicos mais específicos e de maneira direta – quanto na indexação de suas páginas nos mecanismos de busca porque, por estar, muitas vezes, na própria página inicial, diminui o nível de profundidade para que os robôs cheguem até determinadas páginas do site que estão “escondidas” lá no “fundo”.

Confira um Exemplo de sitemap.html

exemplo sitemap html

XML

Já o Sitemap.xml é um arquivo com foco somente nos robôs de busca, pois nele contém, além da URL, algumas informações como: última atualização; frequência de mudança; importância em relação a outras URLs no site. Estas informações são organizadas com padrões e códigos específicos para que o robô leia e entenda melhor a estrutura do site, entendendo assim que as páginas do site estão disponíveis para indexação no buscador, mesmo que existam páginas sem links diretos para ela ou tenha alguma problema de navegação/arquitetura no site.

Veja abaixo um exemplo de uma URL de um Sitemap.xml:

sitemap xml exemplo  Loc > URL

Lastmod > Última Atualização

Changefreq > Frequência de mudança (diárias, mensal, semanal ou anual)

Priority > Nível de prioridade entre as outras URLs. Valores de 0 a 1.

 

 

Parece meio assustador, né? Mas fique tranquilo cada linha diz uma coisa específica para o robô entender sobre aquela determinada URL – e os robôs leem isso tranquilamente.

Ter um Sitemap.xml interfere na indexação?

arquitetura site

Sim! Pois a sua função é mostrar ao robô que aquelas páginas estão lá e estão disponíveis para indexação, ainda mais quando temos um site com muitas URLs, pois nem sempre o robô lerá páginas novas ou atualizações de maneira rápida, funcionando o sitemap como um facilitador para encontrar cada uma destas páginas.

É importante lembrar que o site precisa está acompanhando de uma boa arquitetura e esteja bem “linkado” internamente (páginas apontando para outras páginas), assim o robô poderá navegar entre todas as páginas tranquilamente.

Quais cuidados tomar ao submeter um Sitemap?

  1. Preste sempre atenção em URLs que estão com algum erro e estão listadas no Sitemap, isso pode prejudicar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca;
  2. Não caia na tentação de configurar cada URL com frequência diária e prioridade máxima se você não atualiza esta página diariamente, não tente enganar o robô, você pode sair perdendo nisso;
  3. Mantenha uma boa arquitetura em seu site, ela é fundamental para que o robô leia todas as informações e chegue em todas as páginas listadas;
  4. Mantenha também uma estrutura boa de links internos para facilitar o encontro e a indexação de mais páginas – pois os robôs de busca também encontram páginas através de links entre elas, assim a indexação de novas páginas torna-se mais rápida.

Como enviar um Sitemap?

Sitemap.html

Como ele funciona como uma página dentro de seu site, será necessário criar uma página contendo os links que você deseja.

Sitemap.xml

É necessário criar o arquivo (existem diversas ferramentas que fazem isso, clique aqui e pesquise) e submetê-lo na pasta raiz da hospedagem do seu domínio e posteriormente solicitar a indexação do Sitemap na ferramenta para Webmasters do buscador. No caso do Google, no Google Search Console;

Escolha o mais fácil para você!

Conclusão

Sitemaps são extremamente importantes para auxiliar na navegação do site e na indexação nos mecanismos de busca trazendo mais visitas orgânicas para sua página, aumentando autoridade do domínio e posicionando-o melhor nos mecanismos de busca, mas lembre-se que não é só um Sitemap que vai resolver todos os seu problemas!

Sempre foque na experiência do usuário, produzindo um site interessante, de fácil navegação e com CONTEÚDO RELEVANTE para seu público.

Gostou? Quer receber todas as novidades de nosso blog? Então deixe seu e-mail que vamos te enviar!

Confira o site da Excelere clicando aqui

Voltar para a Home do blog.

Deixe uma resposta