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Por que criar uma PERSONA para meu público é importante?

Já vimos que a definição da persona é muito importante para um bom plano de conteúdo, mas ainda fica a pergunta no ar:

Por que é tão importante ter uma persona definida?

A persona é uma ferramenta muito importante, pois toda a comunicação e comportamento – online ou offline – de sua marca serão direcionadas de acordo com as características dela. Sabe porquê? Por que ela indicará para “quem” e com “quem” você irá falar.

Está é a hora de responder a seguinte pergunta:

O que é uma persona?

Podemos definir persona como o perfil “médio” de um grupo acumulado de clientes.

Por que definir uma persona é o primeiro passo para estratégia de marketing?

Porque tudo o que será construído será em torno desta persona. Não tem como você criar uma estratégia de marketing ou de publicidade eficiente se você não sabe com quem especificamente está falando ou qual tipo de público quer atingir. É importantíssimo ter uma compreensão CLARA de quem é o público-alvo e como ele se comporta quando procura pela sua solução.

Preciso criar várias personas?

Se você tiver diversos grupos de clientes, é fundamental que sim! Pois cada grupo se comportará de maneira diferente, logo, o processo de venda e/ou compra e os conteúdos gerados terão que ser diferentes. Por isso é tão importante ESTUDAR SEU CLIENTE!

Qual a utilidade de definir personas?

Tudo o que sua marca fala ou faz precisa responder as dúvidas do seu consumidor. Então e como saber estas dúvidas se não tiver a definição clara de seu cliente? Percebe a importância? Do contrário, sua marca estaria conversando com quem? Respondendo as duvidas de quem?

Definir a persona será fundamental para uma estratégia ser bem executada, pois quem vai direcionar a maneira de como qualquer conteúdo será feito, primeiro é um plano de conteúdo sólido e segundo é a persona!

Ferramentas para criar personas:

A definição de persona é muito importante para qualquer campanha de marketing. Existem métodos mais trabalhosos e que detalham melhor o “cliente perfeito”, mas, para iniciar qualquer trabalho, vamos compartilhar estas duas ferramentas que utilizamos muito:

XTENSIO

Esta é uma ferramenta fantástica – e gratuita – onde você tem templates com módulos que podem ser editados, podendo adicionar diversas informações e transformar a persona em algum mais visual.

Veja o exemplo abaixo:

Mapa da empatia

Esta é uma ferramenta importante para mapear aspectos e comportamentos dos clientes. É divida em 6 grandes perguntas:

  • O que o cliente pensa e sente?
  • O que o cliente ouve?
  • O que o cliente fala e faz?
  • O que o cliente vê?
  • Quais são as dores do cliente?
  • Quais são as necessidades do cliente?

Estas perguntas definem com mais clareza as necessidades, problemas e comportamentos do público-alvo. Assim, conseguimos desenvolver melhor como ajudar nossos possíveis clientes a resolverem um problema com nossa solução.

mapa empatia

Faça o download do mapa da empatia aqui.

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