aumentar engajamento

Como aumentamos o engajamento de um cliente em 50%. Case real

Você teria coragem de deletar um perfil do Instagram com cerca de 10.000 seguidores?

Nós tivemos.

Em um case de um cliente da Excelere, enfrentávamos um grave problema: baixo engajamento da audiência.

Após diversas tentativas de retomada da audiência para aumentar o engajamento – posts interativos, promoções e sorteios – a interatividade com os fãs permanecia bem ruim, poucas curtidas e sem comentários…

Foi quando observamos um perfil de seguidores muito estranho, provindo de países como Estados Unidos (10%), Indonésia (5%), Rússia (5%) e Itália (3%).

Como uma empresa que produz conteúdo em português e vende no mercado brasileiro poderia ter um número tão significativo de seguidores destes países?

Após esta análise, questionamos o cliente a respeito e lá veio a triste resposta:

“Pois é, acho que uma outra agência que eu contratei comprou alguns seguidores há um tempo.”

A situação foi explicada nos detalhes do que aquilo pode causar e de imadiato foi proposta a criação de um novo perfil, pois do contrário, as ações no Instagram não gerariam resultado significativo.

No fim, o cliente acabou perdendo tempo e dinheiro com uma agência ineficaz, mas felizmente, a sugestão foi aceita e no novo perfil focamos no conteúdo relevante e na interação com outras páginas (curtidas e comentários) e logo começamos a verificar um engajamento 50% maior do que no “perfil sujo”, sem impulsionamento. Tudo isso, claro, sem robô nenhum, pois verificamos que o Instagram estava lutando contra o uso de robôs dentro ferramenta, apenas focamos em entregar aquilo que nosso público realmente gosta de acompanhar.

Veja abaixo os comparativos de público e de engajamento:

aumentar engajamento antes e depois

 

 

aumentar engajamento antes depois

 

Com este case em mente resolvemos separar 3 dicas para ajudar a aumentar o engajamento em suas páginas:

3 dicas para aumentar o engajamento do seu público

1.Produza conteúdo relevante.

Dica básica e importantíssima. Seu público tem uma demanda de dúvidas que são direta ou indiretamente relacionadas ao seu produto ou serviço. Eles podem e devem ser sanadas por você, como empresa.

Por isso, entender quais assuntos são esses e entender como seu possível cliente os pesquisa é fundamental para produzir conteúdos que eles realmente lerão e conhecerão a sua marca, gerando autoridade sua sobre o assunto.

Isso serve tanto para técnicas de SEO – Search Engine Optimization – quanto para desenvolver um bom marketing de conteúdo, mas lembre-se, definir uma persona é importante e ideal para que seu conteúdo seja relavente, por isso, não erre na hora de definir o perfil de seu público.

2. Entregue aquilo que seu público quer ver.

Não adianta você vender, por exemplo, itens de decoração e mostrá-los isolados em um fundo branco. O que as pessoas querem ver é seu produto ambientado, no caso, em uma sala legal, em uma cozinha, etc. Assim como um serviço de consultoria, não adianta vendê-lo como o melhor serviço do mundo se não há um número de resultados qeu foram alcançados através de seu trabalho.

Por isso, é essencial pensar nas formas que seu cliente vai utlizar seu produto/serviço e assim “vendê-lo” como parte para atingir o resultado que ele busca.

3.JAMAIS compre seguidores.

Prática comum que vemos diariamente: perfis com muitos seguidores e baixíssimo engajamento e agências que vendem resultados rápidos, mas que a longo prazo, podem manchar a marca do cliente. Que resultado isso gera? Aumento de ego? Ilusão de resultado? 

A Excelere tem uma filosofia de entregar resultados consistentes e satisfação do cliente, independente de outros números. Por isso, se um perfil com 500 seguidores entrega um resultado muito melhor do que um de 10.000, então vale muito mais apenas nutrir os seguidores do perfil menor, aumentar o engajamento deles e assim evoluir aos poucos e, principalmente, com consistência.

E uma percepção importante: o Instagram mostra menos suas publicações para o público se você possui seguidores-fantasma ou de alguma maneira, se sua conta estiver suja, por isso, atente-se sempre ao engajamento muito baixo, isso pode ser prejudicial à sua marca como um todo.

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